Revisão Enem 2017

Olá! Sou a Professora Paula Barreto, mestre em Letras e trabalho com o ensino de Língua Portuguesa em educação superior e cursos preparatórios para vestibular/ENEM e concursos. 

Hoje venho trazer uma dica importante para você que vai fazer o ENEM.

A dica é a resolução de provas anteriores.

Uma das estratégias para você ter sucesso no ENEM, nessa reta final, é revisar os conteúdos a partir das questões de provas anteriores.

Para isso, eu estarei junto contigo até a véspera da prova com uma revisão de português para o ENEM. E o melhor! Gratuita!

Para acompanhar a revisão, basta você fazer o download dos módulos (com questões e dicas de conteúdo) e assistir às revisões todos os dias  no canal do youtube. 

Se inscreva no canal e ative as notificações para que você veja os vídeos assim que eles entrarerem no ar todos os dias pela manhã. Depois disso, é só sucesso na prova!

Quem sou eu?

ENEM: Dicas práticas para a prova de linguagens 

 Profª.Paula Barreto


O Enem, embora não seja uma das provas mais difíceis, certamente é das mais cansativas pela quantidade de textos que apresenta. Desse modo, torna-se importante, como preparação para iminência da prova, treinar algumas estratégias que podem agilizar a resolução de questões e também ajudar aqueles que ainda se sentem despreparados.

Leia as dicas práticas a seguir, treine durante essa semana e arrase no momento da prova.

1. Identifique a disciplina

O caderno de linguagens é composto por 5 disciplinas:

1. Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)

2. Língua Portuguesa

3. Literatura

4. Educação Física

5. Artes

6. Redação


Apesar de o ENEM ser um exame com foco interdisciplinar, identificar a disciplina que a questão envolve pode ajudar a mobilizar conhecimentos e contribuir para resolução do item.

2. Compreenda bem o enunciado da questão

3. Identifique o conteúdo 

4. Observe o título e a referência do texto

5. Atenção para o gênero textual

6. Atenção para o vocabulário

A parte mais importante da questão, em qualquer prova, é o enunciado. É ele que aponta para o gabarito. Além disso, compreensão do enunciado ajuda a identificar a disciplina e o conteúdo cobrado. Assim, você já entende o que a banca irá avaliar e recorre ao texto - se necessário - buscando as informações em foco, e ganha tempo.

A partir da compreensão do enunciado você já consegue perceber o conteúdo envolvido e seu nível de dificuldade em relação àquele item. Desse modo, perceberá a necessidade de ler ou não o texto com mais atenção.

Quando a banca traz o título logo no início do texto apresentado no item, ela tem algum propósito. O título faz parte do texto e deve ser considerado na análise da questão. Caso a banca não apresente o título no lugar mais comum (acima do texto) você poderá observá-lo, quase sempre, na referência que vem ao final do texto.

Além disso, a referência apresenta informações sobre o autor, o público-alvo e o veículo de circulação daquele texto, elementos que podem ser explorados em alguns itens que tratam de funções da linguagem e discurso. NÃO IGNORE ESSES PONTOS!!!

Conhecer o gênero textual e a tipologia predominante em cada texto da prova e importantíssimo para gabaritar questões de interpretação. Isso porque é comum as bancas cobrarem algo relacionado à composição do texto. Para acertar questões desse tipo, basta conhecer as características do gênero em foco e sua função social.

Na maioria das vezes, o ENEM já explicita, no próprio enunciado, que gênero é aquele. FIQUE ATENTO!!

O vocabulário conecta o enunciado da questão ao gabarito e ajuda a eliminar aquelas alternativas que deixa o candidato em dúvida. Se você ficar em dúvida entre duas alternativas, preste atenção no vocabulário em pregado pela banca: as palavras podem confirmar as informações; podem contradizer as idéias ou extrapolar o sentido dos textos.

 

Bom, essas e outras estratégias, que você encontra nesse site sobre língua portuguesa, podem ser o diferencial no momento da prova. E se você quer treinar essas estratégias em questões do ENEM, participe da Revisão ENEM linguagens 2017.

​​​​​​​​​​​​​​Cadastre seu e-mail para receber as novidades e dicas de português e redação